domingo, 25 de outubro de 2009

Governadora inaugura Superintendência de Polícia Civil de Abaetetuba



A governadora Ana Júlia Carepa e outras autoridades descerraram a fita inaugural da Superintendência de Polícia Civil Novas viaturas para reforçar o policiamento em Abaetetuba também foram entregues pela governadora

O governo investe ainda no policiamento dos rios da região, entregando uma lancha para agilizar o trabalho dos policiais
Moderna e confortável, a Superintendência oferece novos serviços à população, como a Delegacia de Atendimento à Mulher. A governadora Ana Júlia Carepa inaugurou nesta sexta-feira (23), no município de Abaetetuba, o novo prédio da Superintendência de Polícia Civil da Região de Integração Tocantins, onde funciona também a Delegacia de Abaetetuba. O investimento de quase R$ 2 milhões ampliou e reestruturou toda a infraestrutura física da Superintendência, que agora oferece à população novos serviços, como a Delegacia de Atendimento à Mulher. A cerimônia de entrega da obra contou com a presença de várias autoridades municipais e estaduais.

Em parceria com o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, no local funciona o Instituto de Criminalística, com serviços antes só oferecidos na capital, como exames toxicológicos, de balística, pesquisa de espermatozóides e líquido espermático, danos ao patrimônio, levantamento de local de crime e perícias veiculares. "É um investimento muito útil para o município. A gente via muitos casos que tinham de ser transferidos para Belém. Agora não precisa mais", disse o produtor rural Márcio Ribeiro.

O CPC Renato Chaves já está presente em cinco Unidades Regionais (URs) - Belém (Região Metropolitana), Abaetetuba (Tocantins), Santarém (Baixo Amazonas), Marabá (Carajás) e Castanhal (Região do Guamá), com atendimento descentralizado em Bragança.

Infraestrutura - No novo prédio da Superintendência, com dois andares, há três salas de uso exclusivo da Delegacia de Atendimento à Mulher, que não existia no município. Esta é a segunda ação do Governo do Estado voltada à proteção das mulheres na região, que também conta com os serviços do Centro de Referência Maria do Pará, destinado ao atendimento de vítimas de violência doméstica. "Vai ser muito bom. Conheço várias mulheres vítimas de violência e esse vai ser mais um incentivo pra elas. Temos que denunciar", enfatizou a dona de casa Maria de Jesus Silva, 47 anos.

Atendendo a uma solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), o governo também criou a Sala dos Advogados no novo prédio. Outra novidade é a Sala de Reconhecimento, que permite às vítimas fazer o reconhecimento dos acusados sem que sejam vistas. Em uma construção anexa ao prédio principal funciona o Centro Integrado de Identificação Civil, responsável por emitir documentos e coletar impressões digitais, entre outros serviços.

As celas da Delegacia estão separadas para receber homens, mulheres e adolescentes recolhidos temporariamente até que sejam transferidos para local adequado, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.

"Vai ser uma somatória de trabalhos voltados à segurança pública. Durante 12 anos, houve um abandono da segurança no interior do Estado. Neste Governo, nós verificamos um investimento de mais de R$ 40 milhões", frisou o delegado geral de Polícia Civil, Raimundo Benassuly.

Meta - Com a entrega da Superintendência do Tocantins, já são 50 as delegacias construídas ou recuperadas no Estado em menos de três anos. "A situação era a mais precária possível. Nós encontramos cerca de 90% das delegacias destruídas e 26 ou 27 municípios onde não havia sistema de segurança pública", informou o diretor de Polícia do Interior, delegado Miguel Cunha. "A meta é chegar em todos os municípios até o final de 2010", acrescentou.

Para o aposentado Graciano Vilaça, 63 anos, este investimento precisava ser feito há muitos anos. "Tantos governos já passaram por aqui e isso nunca aconteceu. Era um prédio bem precário; agora é um orgulho para Abaetetuba", disse ele, natural de Abaetetuba e com nove filhos.

Durante a cerimônia, a governadora também entregou uma lancha para policiamento fluvial e quatro viaturas. Ela destacou os investimentos diversificados na segurança da região. "Aqui tem Delegacia da Mulher, tem laboratório de criminalística, tem uma sala para a OAB, tem celas separadas. Portanto, aqui nós temos um local que mostra muito bem como o Governo do Estado respeita os direitos humanos", afirmou. Fonte: Agência  Pará

Mulher é presa por torturar criança em Abaetetuba

Uma mulher foi presa em flagrante no dia 22.10.09, em Abaetetuba, nordeste paraense, sob acusação de ter torturado fisicamente um menino de oito anos. A vítima foi o sobrinho da acusada Mariza Dias Rodrigues, de 19 anos, que já se encontra presa no Centro de Recuperação Feminino (CRF), do Sistema Penitenciário do Pará.
A criança teve as mãos queimadas com uma colher fervente e apresentava sinais de espancamento pelo corpo. O fato foi denunciado inicialmente ao Conselho Tutelar de Abaetetuba, que encaminhou as informações à Superintendência Regional da Polícia Civil do Baixo-Tocantins. A delegada Leina Souza, de plantão na unidade policial, determinou uma equipe policial fosse ao endereço da mulher, que mora no bairro São Lourenço.
De acordo com a denúncia anônima, Mariza espancava a criança praticamente toda semana com um cinto e até com fios elétricos. Na casa, os policiais resgataram a criança e prenderam a mulher. Para surpresa dos agentes, a criança estava com as mãos feridas com queimaduras. De acordo com a acusada, a mãe biológica ficou de retornar a Abaetetuba no final do ano para levar o filho. A mãe biológica foi comunicada pela delegada sobre o fato.
O menino foi obrigado a segurar uma colher fervente pela mulher. Segundo a delegada, a criança era cuidada pela tia desde o início deste ano, pois a mãe biológica, irmã da acusada, casou-se e foi morar com outra família em São Miguel do Guamá. Mariza confessou, em depoimento, ter queimado as mãos do menino para castigá-lo e ter usado fios elétricos durante as suas agressões. Ela alegou que a criança costuma aparecer em casa com dinheiro de origem desconhecida.
Inicialmente, o menino foi levado ao hospital para receber atendimento médico. Depois, retornou à unidade policial, de onde seria levado a exame de corpo de delito. Na unidade policial, as assistentes sociais perceberam que o menino apresentava sinais de espancamento nas costas e na barriga.
Mariza é casada e tem um filho de três anos. O companheiro dela trabalha fora do Estado. A agressora foi enquadrada na lei 9.455/97, com base no artigo I, inciso II, por tortura. A criança encontra-se no abrigo do Conselho Tutelar. Fonte: Diário Online com informaçoes da Ascom/Polícia Civil

Domingo é dia de decisão na Barcarena Cup

No domingo, 25, a primeira edição da Barcarena Cup conhecerá seus vencedores nas categorias masculino e feminino. A decisão será a partir das 9h, no Cabana Clube, na Vila dos Cabanos.
Na categoria feminina, o time Alunorte Rain Forest (ARF) enfrenta o Madureira, equipe de Barcarena-sede. Na disputa masculina, a grande final será entre o ARF e o Sport, também de Barcarena-sede.
A Barcarena Cup é o primeiro torneio de futebol que envolve todas as comunidades do município de Barcarena, mais os times feminino e masculino do Alunorte Rain Forest, projeto socioeducacional promovido pela Alunorte. A competição começou no dia 25 de julho e contou com a participação de 24 times de diversas localidades. A iniciativa é da Alunorte, como forma de promover a educação e integração entre jovens.
O torneio revelou-se uma grande oportunidade para que talentos do futebol local mostrassem suas habilidades, diz o coordenador do torneio pela Alunorte, Aberto Muller. “Os times se mostraram muito interessados devido à pouca opção de competições esportivas. Houve também um lado interessante quanto à participação das famílias acompanhando os jogos e as equipes”, completa.
Diante do resultado positivo, as equipes já esperam a próxima edição da Barcarena Cup, que promete ter uma disputa ainda mais acirrada. Para Muller, a competição “atingiu seu objetivo, o de integração através do esporte, como forma de unificar as diversas comunidades de Barcarena para desenvolvermos ações para melhorar o município.” Fonte: Diário Online

sábado, 17 de outubro de 2009

Jovem estoura implante de silicone durante prova de reality show.


Uma participante do reality show "The Real World", da MTV, sofreu um acidente curioso durante a realização de uma prova. Shauvon Torres, de 24 anos, estourou um dos implantes de silicone que colocou nos seios, segundo reportagem da "US Magazine".

Ela rompeu a prótese quando precisou saltar com os seus companheiros em um lago. O impacto fez com que um de seus implantes de silicone estourasse.

No início, apesar de seus gritos, seus companheiros de equipe começaram a rir, pensando que ela estava brincando. "Não estou brincando, está ardendo", disse a jovem, pouco antes de ser resgatada.

Depois de ser levada para o hospital, os exames mostraram que ela teve lesões nas próteses mamárias. Shauvon decidiu sair do programa após recomendação dos médicos. Fonte: g1.com

Famep e Assemb celebram parceria

Um encontro na manhã de ontem, na Alunorte, celebrou a parceria entre a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e a Associação de Empresas de Mineração e Metalurgia de Barcarena (Assemb) para a realização do I Congresso das Cidades Amazônicas, que acontecerá de 25 a 27 de novembro, no Hangar, em Belém.


O evento pretende discutir práticas para o desenvolvimento regional, melhorando a qualidade de vida nos municípios amazônicos. “A Amazônia está na pauta do mundo e essa discussão tem sido feita por estrangeiros e por outras regiões, mas precisa se posicionar a partir das pessoas que vivem aqui”, defende o presidente da Famep, Helder Barbalho. O congresso tem a confirmação de presenças de nove ministros, entre os quais a ministra Dilma Roussef. Na ocasião, serão debatidos problemas de infraestrutura, saneamento, moradia, transporte, além da integração e fortalecimento das cidades.


Para a Assemb, essa é a oportunidade inicial para que outras discussões e ações aconteçam. “A Associação foi constituída para representar as empresas nesse tipo de evento, nesse tipo de parceria. Estamos querendo construir exatamente aquilo para que a Assemb foi criada, uma parceria entre o poder privado e os poderes públicos”, disse o presidente Nelson Delgado, também diretor da Imerys.

O diretor da Alunorte, Daryush Khoshneviss vê o congresso como “uma grande chance de integração entre os municípios. Nesse contexto todo, a Alunorte e Assemb podem, sem dúvida nenhuma, ir ao encontro do objetivo de sustentabilidade e desenvolvimento. E um dos valores da Alunorte é prezar pelo desenvolvimento das comunidades.” Fonte: Diario do Pará Online

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DRCO frusta roubo à secretario em Barcarena

Graças ao trabalho de investigação dos policiais da Delegacia de Repressão de Roubo a Bancos (DRRB), o secretário de Cultura do município de Barcarena, Ferdinando Moraes, escapou de ser assaltado por uma quadrilha. Os criminosos pretendiam levar toda a renda do Festival do Abacaxi, que aconteceu no período de 2 a 4 deste mês, naquela cidade. Somente um bandido, Francivaldo Rodrigues Garcia, foi preso pela polícia, mas, para o delegado Luiz Xavier, a prisão dele foi importante para a descoberta dos demais integrantes do bando.

“Ele já confessou que realmente o plano deles era assaltar o secretário e também nos deu algumas informações importantes para o prosseguimento das investigações”, afirmou o delegado.

A descoberta do plano foi possível por meio de um bom trabalho de investigação dos policiais da DRRB. Após reunirem provas sobre os acusados, os agentes foram atrás dos criminosos. Três equipes, formadas por 12 investigadores da Polícia Civil, deixaram Belém na última sexta-feira, em direção a Barcarena.

Após identificarem a quadrilha, os investigadores passaram a monitorar os criminosos. Ontem, por volta das 4h, os assaltantes já estavam à espera do secretário nas proximidades da casa dele. Quatro pessoas estavam em um cadete, uma em uma moto e Francivaldo em um corsa. Para a quadrilha, aquele era o momento ideal para roubar o dinheiro de três dias de festival.

O assalto foi frustrado antes mesmo do secretário retornar do evento. Os investigadores abordaram Francivaldo e conseguiram prendê-lo. Dentro do veículo, a polícia encontrou uma arma calibre 28 com três munições. Os demais criminosos conseguiram fugir, já que logo perceberam a aproximação da polícia.

O acusado foi levado para a DRRB, que fica na Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), onde confessou o plano. “Eles tinham dois planos: o primeiro era o de assaltar o secretário e, se não desse certo, partiriam para o segundo, que era o de roubar um empresário de Barcarena”, disse o delegado. O valor pretendido pelos assaltantes não foi divulgado.
Fonte: Diário do Pará

O governo do Pará e entidades estudantis unem esforços para aprovar o projeto de lei que garante meia passagem intermunicipal aos estudantes

Baixar fotosUm grupo de representantes de entidades estudantis do Pará esteve reunido, na noite desta terça-feira (6), com o secretário-chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, para reafirmar a união de esforços pela aprovação, na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), do projeto de lei que garante meia passagem intermunicipal aos estudantes. O projeto 274/2007, de autoria do Executivo, é parte do conjunto de políticas para a juventude do Governo Popular do Pará e tramita na Casa desde 2007. A expectativa é que o projeto entre na pauta de votação no plenário na manhã desta quarta-feira (7).

O secretário Cláudio Puty reiterou às lideranças estudantis que o governo quer ver na pauta o projeto o quanto antes e tem trabalhado para isso desde o início. "O governo cumpriu seu dever, articulou com movimentos sociais e acompanhou o processo no Legislativo. Esperamos agora um resultado vitorioso, que será histórico para o movimento", assegurou.

Nelma Neves, presidente da União Paraense dos Estudantes, destaca que o movimento estudantil participou ativamente da elaboração do projeto junto com o governo e acompanha passo a passo os trâmites no Legislativo, mas lamenta a demora dos parlamentares em garantir mais este direito aos estudantes. "Não é possível esperar mais. Os deputados deveriam ter vergonha desta demora, que demonstra desinteresse com a causa. Durante nosso protesto da semana passada, o deputado Domingos Juvenil prometeu que colocaria na pauta e estamos contando com isso", afirma. Ela destaca que existem dois pontos discordantes para os movimentos e que foram sugeridos pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO).

Também estiveram na reunião representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional de Estudantes (UNE), União Metropolitana de Estudantes Secundaristas (Umes) e movimento Pró-meia. Eles garantem que levarão para a porta da Alepa nesta quarta-feira estudantes de Abaetetuba, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Vigia.

A proposta do Governo do Estado garante a meia-passagem para estudantes do ensino médio que residam até 100 km do local da escola. Para os estudantes de nível técnico, superior, pós-graduação, a distância chega a 250 km. Em casos acima de 250 km, o aluno tem direito a usar o passe até quatro vezes por mês.
Fonte: Agência Pará de Notícias

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Paraense é premiado na Mega Sena!

Um Paraense de Parauapebas, foi premiado no concurso 1113, realizado ontem 30.09.09. Ele acertou as seis dezenas e vai receber R$ 2.321.158,61.
As dezenas sorteadas foram    03   06   29   36   47   59
A Quina vai pagar a 82 sortudos o premio de R$16.006,62 e a Quadra vai pagar a 5.947 o premio de R$ 315,29. O próximo sorteio é dia 03.10.09 e estar estimado e 2 milhões de reais.
Fonte: caixa.com.br/loterias
 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios