domingo, 19 de julho de 2009

Estudo quer misturar pupunha e tucumã com tapioca.

Apesar de comuns na dieta da população, o tucumã e a pupunha ainda não receberam o devido valor do ponto de vista nutricional. Para aumentar o aproveitamento das duas frutas, a nutricionista e pesquisadora Kelly Soares estudou as características de cada uma delas e desenvolveu, em laboratório, a farinha de pupunha e a pasta de tucumã. Segundo Kely, os dois produtos foram utilizados na elaboração de outro alimento comum na região: a tapioca.
“A tapioca é um alimento comum para a população amazônica. Considerando isso, é importante pensarmos em aumentar o valor nutricional desse alimento que, sozinho, é pouco nutritivo. O tucumã e a pupunha são frutas dessa região e que podem ser valorizados para trazer à tapioca mais valor nutricional”, defendeu a pesquisadora, que teve que apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
A pesquisa dentificou que tanto o tucumã quanto a pupunha apresentam alto valor nutricional. Já transformada em farinha, a pupunha é rica em proteínas e minerais fundamentais ao organismo humano. O tucumã, por sua vez, tem fibras e reúne também os atributos da pupunha.
De acordo com a nutricionista, por causa dos atributos nutricionais, ambas as frutas podem ajudar a combater a insuficiência de vitamina A que, segundo ela, é muito comum sobretudo em crianças e idosos.
“As duas frutas se complementam e levam a população para a prática de uma alimentação mais saudável. Ambos alimentos também podem ser utilizados no combate à constipação (prisão de ventre)”, destacou em entrevista à Agência Brasil.
Nessa pesquisa, Kely explica que a intenção é enriquecer um produto que já amplamente consumido, a tapioca, sem tirar o seu sabor característico. O experimento realizado deixou a tapioca mais crocante que a tradicional, sem alterar o sabor, garante a pesquisadora.
“A medida de farinha de pupunha utilizada para a tapioca foi apenas de 5 gramas, porque superior a isso já percebemos alteração no sabor da tapioca. A intenção enriquecer nutricionalmente o produto que já está no mercado, sem tirar o sabor dele”.
Já a pasta de tucumã, também feita em laboratório, foi feita a partir da trituração da polpa de tucumã com 10% de água, acrescentado de requeijão cremoso e leite em pó. “Resultou numa pasta muito saborosa e que complementou bem na tapioca da mesma forma que a tapioca na farinha de pupunha.”
“Faltam empresários se mobilizarem para que a fabricação da farinha de pupunha, por exemplo, possa ser encontrada mais facilmente. Além disso, a produção desses itens poderia se constituir numa nova alternativa de trabalho para as pessoas do interior do estado, que já tem a tradição de fazer a farinha de mandioca. Esses frutos podem ser encontrados em praticamente todo estado”, disse.

Fonte: Agência Brasil

0 comentários:

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios